Impressão 3D na Construção Civil: De Protótipos à Prédios Fabricados por Impressoras 3D

A idéia de fabricação de objetos através de impressoras 3d ou de forma aditiva surguiu em meados dos anos 80. Contudo, a pequenos passos este conceito de manufatura por adição de camadas começou a tomar uma proporção maior. Então, começaram a surguir diversas questões, como por exemplo:
Porque não construir casas em impressão 3d? E porque não construir Prédios?
Estas perguntas tem intrigado pesquisadores ao redor do mundo, onde se destaca o eng. Paul Bosscher, Robert Williams e o Dr. Behrokh Khoshnevisque patentearam o conceito ContourCrafiting para contrução de edificações através de impressoras 3D.
Este conceito permite que objetos ou edificações inteiras sejam construidas através de nada menos que CONCRETO. Certamente este processo ainda é caro, mas pode-se destacar que não há praticamente mão de obra para a construção.

Fonte: Yingchuang
Este ano, a empresa chinesa WinSun Decoration Design Engineering Co construiu o maior edificio fabricado por este tipo de tecnologia. Este edificio tem 5 andares e é um marco na inserção de tecnologias de impressão 3d ou manufatura aditiva para a área de construção civil.

Fonte: Yingchuang
Na foto abaixo fica evidente as camadas do processo de construção, Contudo, ao realizar o acabamento, não será mais possivel identificar como foi construida a edificação.

Fonte: Yingchuang
Neste processo, a construção de paredes pode ser realizada através de mesoestruturas, permitindo o melhor isolamento acústico e térmico.

Esta mesma empresa também apresenta uma outra edificação em exosição no parque industrial de
Suzhou na provincia de Jiangsu, onde uma mansão foi fabricada por compósito de concreto, agredados reciclados de resíduos de produção civil, fibra de vidro e fibras de aço.

Fonte: Yingchuang
Através destas tecnologias imagina-se uma revolução na Engenharia de construção civil, onde a forma de realizar projeto também terão de se adaptar a estes novos processos.

Fonte: Yingchuang
Para mais informações sobre estas fantásticas tecnologias, o livro Impressoras 3D: O novo meio produtivo apresenta uma contextualização dos principais avanços relacionados às fabulosas impressoras 3D.

Source: Tudo Sobre Impressoras 3D

Deixe uma resposta

Fechar Menu