Impressoras 3D ajudam a melhorar o mundo

É de fato um conhecimento público que as impressoras 3D vieram para revolucionar o mundo. Mas como esta revolução realmente está afetando as pessoas?
Uma das formas mais notórias para a melhoria da qualidade de vida das pessoas está relacionada às pessoas que apresentam algum tipo de dificuldade ou deficiência especial. Nesta direção, existe diversos casos onde se utiliza técnicas de manufatura aditiva ou impressoras 3D para construção de dispositivos protéticos, prótesis e mecanismos que auxiliam e facilitam a vida das pessoas.
Através destas tecnologias, torna-se possível que pessoas com idéias e vontade de contribuir para um bem maior ajudem de fato. Isto se deve ao baixo custo de fabricação de dispositivos quando comparados com processos industriais mais avançados.

fonte: http://www.3ders.org/articles/20140125-ivan-owen-life-enhancing-prosthetics-3d-printed-and-open-sourced.html
Contudo, esta situação não é também um mar de rosas. Deve-se também ser enfatisado que as tecnologias de impressão 3D de baixo custo proporcionam objetos com baixa resistência. Adicionalmente, para que estes fabulosos objetos possam ser feitos, alguém necessida desenhar e projetar estes dispositivos. Como consequência, há uma necessidade de que esta pessoa tenha adquirido conhecimentos sobre desenho, modelagem 3D e projeto.
Cabe a nós decidirmos o que estamos ensinando para essa nova geração, ensinaremos a construir (imprimir 3D) ou simplesmente a ser consumidores?
Sobretudo, a utilização de impressoras 3D em mão de pessoas corretas permite que o mundo se torne menos dificil para quem tem dificuldades.
Outras aplicações destas tecnologias na área da saúde também pode ser visto e aprendido no livro "Impressoras 3D: O novo meio Produtivo".

Source: Tudo Sobre Impressoras 3D

Deixe uma resposta

Fechar Menu