Tipos de Impressoras 3D: Sólidos Particulados

Impressora 3D é o nome mais atual que é utilizado para tecnologias que fabricam objetos camada-por-camada. Ao passar dos anos, estas tecnologias tiveram vários nomes, como Solid FreeForm Fabrication (fabricação de solidos com formas livres), Prototipagem rápida (Rapida Prototyping). Atualmente estas são chamadas de Manufatura Aditiva.
Contudo, este termo "Impressoras 3D" tiveram seu destaque com a invenção de tecnologias de manufatura aditiva baseadas em sólidos particulados. Neste caso, um cabeçote jato de tinta deposita um agregado sobre uma cama de pó, gerando o objeto por onde é impresso.
Essa tecnologia foi inicialmente patenteada pelo Instituto Tecnologico de Massachussets (MIT) fundando a empresa Zcorporation, contudo atualmente esta tecnologia foi comprada pela empresa 3D Systems, que comercializa esta tecnologia dentro da linha Color Jet Print.
Apesar do grande beneficio desta tecnologia, pode-se destacar como maior restrição a fragilidade do material, que é baseado em gesso. Adicionalmente, a superficie fica porosa e análises mecânicas são difíceis de serem realizadas.
Sobretudo, maiores informações sobre os principais avanços relacionados com estas e outras impressoras 3D pode ser vistas no livro: "Impressoras 3D: O novo meio produtivo".

Source: Tudo Sobre Impressoras 3D

Deixe uma resposta

Fechar Menu