Impressão 3D de Objetos metálicos

Já se sabe bem que as impressoras 3D vieram para ficar e gerar uma nova revolução industrial. Também já foram apresentadas diversas tecnologias neste canal, onde se pode imprimir objetos de comida, plástico, gesso, e até células.
Contudo, vale apena destacar uma classe de impressoras 3D que permite a fabricação de objetos de metal, inclusive de titânio.

fonte:http://www.eos.info/
Entre as principais tecnologias que permite esta façanha, destacam-se a sinterisação seletiva à laser (SLS). Esta tecnologia surguiu em meados dos anos 90, sendo que a patente que foi um marco histórico foi realizada em 1989, pela universidade do Texas em Austin.

fonte:http://www.eos.info/
Nestas tecnologias, pode-se destacar a utilização de laser para transformação de pó metálico em objeto como ponto comum. De forma geral, a fabricação de objetos acontece camada por camada, assim como outras tecnologias de manufatura aditiva. Entretanto, estas tecnologias consistem da aplicação de uma cobertura de pó a cada camada, sendo que o perfil do objeto é feito por onde o feixe de laser passa.

fonte: Impressoras 3D: O novo meio Produtivo
Entre os principais tipos de materiais que estas tecnologias podem trabalhar estão polímeros, cerâmicos e metais.
Cabe também salientar que os objetos fabricados por este processo tendem a apresentar aspecto poroso, podendo variar entre 50 a 90% de densidade.

Sobretudo, esta tecnologia fornece-nos um grande avanço e permite que a criação de novos produtos e materialização de novas idéias possam ser feitas com uma variedade grande de materiais, assim como metais.
Maiores informações podem ser obtidas no livro "Impressoras 3D: o Novo meio Produtivo"

Source: Tudo Sobre Impressoras 3D

Deixe uma resposta

Fechar Menu