HIGHLIGHTS SOBRE PRO-AM CONFERENCE 2016: Um dos eventos mais importantes do mundo sobre impressoras 3D

Atualmente diversos grupos tem se organizado para debater, compartilhar e aprender sobre avanços relacionados à impressoras 3D ou tecnologias de manufatura aditiva.
Entre estes grupos, comunidades científicas organizam eventos periódicos para compartilhar e discutir assuntos relacionados aos avanços e descobertas sobre impressoras 3D. Entre estes eventos, podem se destacar a conferência internacional de avanços em manufatura aditiva (International conference in progress in additive manufacturing 2016).

Este evento ocorre anualmente em Cingapura e é organizado por uma das universidades pioneiras no desenvolvimento de impressoras 3D, a Nanyang Technological University.

Segundo levantamento da Thomson Reuters (figura abaixo) sobre publicações científicas nos principais Journals (periódicos) internacionais indexados sobre manufatura aditiva, destaca-se a Universidade de Nanyang Technological como o instuituto que mais publica seus estudos e pesquisas na área.

fonte: Thomson Reuters
Este título conquistado é uma conquista difícil de ser obtida, visto que publicações em periódicos científicos desta qualidade são avaliadas e questionadas por especialistas na área para que sejam aceitos e publicados.
Para você ter uma idéia do nível de dificuldade, quando um pesquisador ou grupo de pesquisa envia os resultados de sua pesquisa para um dos periódicos científicos, este demora cerca de um a cinco anos para ser publicado.
O evento contou com a participação de diversos pesquisadores ilustres e renomados na área de manufatura aditiva como, Professores David Bourell e Alain Bernard, pioneiros globais na área de manufatura aditiva, e prof. Marlon Cunico pioneiro e inventor brasileiro em assuntos relacionados à tecnologias de impressão 3D . O evento também contou com pesquisadores renomados em diversos países, áreas e tecnologias, como apresentado na tabela abaixo.

Fonte: www.pro-am2016.com
Diversas empresas de renome na área se destacaram como patrocinadores, sendo que muitos destes foram expositores do evento. Pode-se destacar a exposição de diversos objetos e peças metálicas, mostrando o potencial destas tecnologias para aplicações futuras em indústrias de gás, óleo, aeronáutica, naval entre outras.

Outro evento que ocorre paralelo à conferência é a premiação da competição internacional de impressão 3D na área de Design e moda, no qual o tema deste ano foi sapatos e óculos. O primeiro lugar de cada uma das 7 categorias recebe um valor de SG$10.000,00 (aproximadamente R$ 30.000,00) enquanto o segundo lugar recebe um valor de SG$5.000,00. A baixo, segue algumas fotos de exemplos de sapatos e óculos projetados por designers desde o nível de 2° grau até pesquisadores com Phd.

Foi também possível observar o potencial de aplicação na área médica, onde diversos modelos biomédicos utilizados para planejamento cirúrgico foram expostos.

Outra coisa interessante, foi ver o laboratório de impressão 3D de Nanyang Technology University que começou a realizar pesquisas relacionadas à impressão de objetos em concreto, cujo principal objetivo de aplicação futura é a construção de casas e edificios. Este grupo de pesuisa ainda está em estágio inicial, mas o potencial de aplicação para os próximos 10 anos é inimaginável.

Podemos destacar a representação do Brasil neste evento através do prof. Dr. Marlon Cunico, que foi convidado pela organização do evento a apresentar palestras sobre suas pesquisas realizadas na Concep3D em parceria com a USP, devido ao seu destaque internacional como pesquisador na área de manufatura aditiva. Atualmente, o prof. Dr. Marlon Cunico é Diretor de Tecnologia da empresa Concep3D P&D, pesquisador da Universidade de São Paulo e professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Nestas apresentações, um novo e inédito método de análise de processo de impressoras 3D SLA foi apresentado, assim como uma nova e inovadora tecnologia de impressão 3D de objetos metálicos que foi desenvolvida pela empresa Concep3D.
Para concluir esperamos que seja cada vez mais comum o destaque de pesquisadores Brasileiros nestes congressos, para que este país possa ser reconhecido por pesquisas em Técnologias de Manufatura Aditiva (Impressão 3D).

Source: Tudo Sobre Impressoras 3D

Deixe uma resposta

Fechar Menu