Os melhores programas (slicers) para Impressoras 3D

Após adquirir uma impressora 3D, você começa a perceber que esta maquina não é tão simples comparada a uma impressora normal. E que o fato de você apertar um botão que diz "fabricar" ou "play" não fabricará apropriadamente a peça de seu desejo.
Um exemplo disso são as impressoras 3D de fusão e deposição de filamento (FDM), que também são conhecidas como impressoras de fabricação de por fusão de filamento (FFF), que para fabricara peça almejada, deve ser seguido alguns passos, podem ser destacados 4 principais etapas:
1. Obtenção de modelo 3D
2. Fatiamento e geração de gcode (código máquina)
3. Fabricação
4. Acabamento, caso seja desejado retirar as marcas visíveis das camadas.
Em nossos posts anteriores, conseguimos ver a importancia de cada uma destas etapas, assim como os desastres causados por negligenciar estas etapas (Ver Post).
Neste artigo, vamos apresentar os principais programas de fatiamento e geração de código máquina, ou gcode (código G).
Este tipo código foi desenvolvido na década de 50, com o surgimento de equipamentos de usinagem CNC, contudo, impressoras de baixo custo adotaram esta linguagem para comunicação entre computador e máquina (impressora 3D).
De forma geral, vamos destacar os benefícios e desvantagens dos 18 slicers mais utilizados globalmente para impressoras 3D FFF, FDM.

Sobretudo, entre todos estes softwares apresentados e dscutidos em detalhe abaixo, você tem que testar cada um e identificar qual atende melhor às tuas necessidades e qual você adaptar melhor.
#1 Repetier
Repetier é o software aberto mais completo de todos, por esse motivo ele é o mais aceito dentro da comunidade RepRap. Ele oferece a opção de muitiplos extrusores e multiplos materiais, sendo uma excelente ferramentapara análise de processo antes da impressão.

Vantagens: É considerado o melhor slicer na comunidade REPRAP (maior comunidade de desenvolvimento de impressoras 3D do mundo). Permite slicer com 3 ou mais opções ( CuraEngine, Skeinforge, Slic3r). Permite a instalação em raspbarry PI e controle remoto de impressoras através de browser. Também permite a utilização de impressoras de gerações mais antigas, que utilizam motor DC em vez de motor de passo para o extrusor.
Desvantagens: Não há opção de rotinas entre camadas, não é tão amigável como Cura, e não há muitas opções de modificação de objetos
Quanto custa? Gratuito
Que plataformas: Windows, Mac, Linux
Como adquirir? Através do

#2 Netfabb Standard
Netfabb constumava ser um software livre, contudo a Autodesk a comprou e integrou junto de outras ferramentas do seu imenso repertório. Este software traz um pacote completo de projeto, manipulação de STL, análise de elementos finitos e resistência, além técnicas de fabricação avançada.

Vantagens: Apresenta várias ferramentas para análise de fabricação além de resistência mecânica e modificação de objetos e geração de scaffolds
Desvantagens: Valor de anuidade extremamente cara, além de geração de gcode ser mais complicado que outros softwares
Quanto custa? Gratuito
Que plataformas: Windows
Como adquirir? Através do

#3 Rapsnaper

Vantagens: Programa excelente para geração de impressões de otima qualidade e confiável para usuários intermediários e avancados. Há uma feture que otimiza variações de corte que normalmente gerariam distorções no objeto
Desvantagens: Não existe mais suporte e desenvolvimento para este software, grupos utilizaram o código fonte e criaram suas próprias versões
Quanto custa? Gratuito
Que plataformas: Windows
Como adquirir? Através doRapsnaper
#4 Skeinforge – ReplicatorG
Primeira geração de slicers, que é baseada em alguns softwares comerciais. Logo, há uma quantidade de informação gigantesca . Um dos maiores colaboradores deste software foi Zach "Hoeken" Smith, um dos fundador da Makerbot. Logo, este projeto acabou sendo "engavetado" após a venda da Makerbot para a Stratasys.

Vantagens: É um excelente software para quem já conhece impressoras 3D, apresenta muitissimas opções de fabriação. É capaz de gerar objetos com qualidade maior que outros softwares. Diversos Slicer se utilizar deste kernal para gerar seus gcodes, como Repetier.
Desvantagens: Não é nada amigavel e também é extremamente lento.
Quanto custa? Gratuito
Que plataformas: Windows, Mac, Linux
Como adquirir? Através doSkeinforge
#5 – Cura
Cura é um desenvolvimento do grupo da Ultimaker e suas comunidades. Inicialmente, a empresa era baseada em c´digo fonte aberto, mas atualmente se mantém como uma postura mais proprietária. Com isto, as impressoras da Ultimaker, que inicialmente se baseavam em impressoras Makerbot, começou a fechar seu software e automtizar suas impressoras. com isto, dificultando a utilização de outras impressoras de forma mais expressiva.

Vantagens: A aparência visual é muito agradável, e a forma de manipulação dos objetos 3D é muito intuitiva. Na versão facilitada, são apresentadas muito poucas opções, logo, iniciantes conseguem imprimir objetos simples de forma rápida.
Desvantagens:
Visto que a fabricação para iniciantes é muito simplificada, objetos de média e alta complexidade podem ser fabricados de forma falhada. Fabricação muito direcionada para impressora Ultimaker, logo a configuração inicial do programa para utilização em outras impressoras é muito demorada e normalmente necessita de utilização de sensores de Home.
Não apresenta controlador de máquina integrado, logo a impressora fica somente dependente de controlador embarcado diminuindo performance de impressora.
Quanto custa? Gratuito
Que plataformas: Windows, Mac, Linux
Como adquirir? Através doCura webpage
#6 3DPrinterOS
É um software baseado em Cloud, sendo muito parecido com Astroprint. Este software é baseado em um software host do computaor, que chama por um browser via internet. Também tem várias conexões com bases de modelos 3D e padrôes de impressão de outras pessoas que utilizam este serviço, assim podemos baixar a configuração de outros e as modificalas e melhora-las.

Vantagens: A aparência visual aparenta ser destinada para crianças, pois um ambiente de um jogo. Também existe a integração com muitos sites de modelos 3D para desbravar o ambiente de impressoras 3D. Pode-se observar o caminho dos filamentos para prever como vair ficar o objeto. Baseado em CloudSlicer
Desvantagens: Pouquissimas opções para fabricação, o que limita a confecção para objetos simples
Quanto custa? A versão basica é gratuita, a versão completa é 200 usd/ano por usuário.
Que plataformas: Browser, Windows, Mac
Como adquirir? Através do 3DPrinterOS webpage
#7 Astroprint
É um software baseado em Cloud, sendo muito parecido com 3DPrinterOs. Este software é baseado no AstroBox (que nada mais é que um Raspbarry PI), que permite controlar a impressora remotamente.

Vantagens: Baseado em Cloud Slicer. Existe a integração com muitos sites de modelos 3D para desbravar o ambiente de impressoras 3D. Pode-se observar o caminho dos filamentos para prever como vair ficar o objeto.
Desvantagens: Pouquissimas opções para fabricação, o que limita a confecção para objetos simples
Quanto custa? Gratuito
Que plataformas: Browser, Raspberry Pi, pcDuino
Como adquirir? Através doAstroprint webpage.
#8 Craftware
Este software foi desenvolvido por uma startup Hungara que fabrica impressoras 3D. Assim como O Cura, ele tem dois niveis de opções (simple e expert) onde podemos visualizar os filamentos defabricação.

Vantagens: Aparencia visual agradável, Velocidade de operação rápida e de fácil manuseio. Especialmente, as alterações de configuração que são feitas são expostas na tela indicando o que afetará no objeto
Desvantagens: Apresenta erros a serem resolvidos
Quanto custa? Gratuito Por enquanto
Que plataformas: Windows, Mac
Como adquirir? Através doCraftware webpage.
#9 IceSL
É sem dúvidas um software único, pois além de permitir a geração de gcode, ele permite a modificação de modelos STL simultaneamente. Contudo, Sua interface é muito boa para PROGRAMADORES, onde o modelo 3d pode ser alterado por uma linguagem parecidada com Opencad.

Vantagens: Para quem ama de paixão ter o controle absoluto da máquina , esse é o software, pois além de permitir alterar o gcode simultaneamente, é possivel alterar a geometria do objeto.
Desvantagens: Muito complicado de utilizar, tempo gasto para aprender a trabalhar não vale a pena para o resultado obtido
Quanto custa? Gratuito
Que plataformas: Windows, Linux
Como adquirir? Através do

#10 KISSlicer
Apesar do nome parecer ser "fatiador do Beijo", A idéia do nome é de ser “Keep It Simple Slicer”, que significa que um slicer deveria ser muito fáil.
é um software muito interessante e mantém coisas muito automáticas e é excelente para objetos que tem geometrias grandes e pequenas ao mesmo tempo.

Vantagens: Apresenta versão gratuita com ótimos recursos para fabricação de objetos pequenos, sendo rápido e de fácil utilização. Apresenta recurso pra impressoras que utilizam motor DC para extrusor em vez de motor de passo (makerbot antigas e BFB, por exemplo)
Desvantagens: Versão gratuita permite somente um objeto por vez, além de ter limitações para tipos de impressora. Achata objetos grandes em até 5%.
Quanto custa? Gratuito, $35 (comercial), $25 (educacional)
Que plataformas: Windows, Mac, Linux, Raspberry Pie
Como adquirir? Através do KISSlicer webpage.
#11 MakerBot Print
MakerBot Print é um software dedicado às impressoras da Makerbot, que foi adquirida pela Stratasys em meados de 2013. Este software é otimo para Makerbot, pois configura tudo automaticamente, contudo, não permite materiais não catalogados, configurações avançadas para aplicações customizadas.

Vantagens: É um slicer perfeito para Makerbot, calcula automaticamente a camadas e outros parâmetros. Existe recurso de monitoramento de impressora através de webcam.
Desvantagens: Funciona praticamente somente com Makerbot, outras impressoras não funcionam tao bem.
Quanto custa? Gratuito
Que plataformas: Windows, Mac
Como adquirir? Através do

#12 MatterControl
MatterControl é um software que permite o controle da impressora, além de gerar o slice e gcode. É possivel salvar em SD ou controlar direto do cabo USB. Ele também apresenta um recurso de correção de malha que resolve falhas pequenas.

Vantagens: Permite a utilização de 3 tipos de Slicer (MatterSlice, CuraEngine, and Slic3r), permite visualizar velocidade de fabricação e potenciais problemas de fabricação.
Desvantagens: Apresenta algumas dificuldades para impressoras mais automatizadas como Ultimaker e Makerbot.
Quanto custa? Gratuito
Que plataformas: Windows, Mac, Linux
Como adquirir? Através doMatterControl webpage.
#13 OctoPrint
O Octoprint é um software opensource extraordinário, tem como principal motivação o controle remoto de impressoras 3D, através de Raspbarry PI, webcam, e outros plug-ins. Entre as dezenas de alternativas que este software apresenta, podemos destacar que o slicer pode ser embarcado no Raspbarry PI, fazendo que nem mesmo precisemos gerar o gcode no computador.

Vantagens: permite controlar impressoras remotamente através de instalação em raspberry PI. Existe versão de controle de impressora em Android
Desvantagens: Como é uma plataforma aberta, não é prático para usuários iniciantes e intermediários
Quanto custa? Gratuito
Que plataformas: Raspberry Pi, Windows, Mac, Linux
Como adquirir? Através do

#14 Simplify3D
O Simplify3D é um dos softwares que proporciona o maior recurso de acabamentos assim como diversos métodos de fabricação, edição de suporte, tipos de preenchimento entre outros. Vale a pena conferir no mínimo a versão de teste.

Vantagens: Documentação impecável, e software com uma quantidade de recursos extraordinária. Opção de edição de suporte, certamente este é o software mais evoluido d geração.
Desvantagens: Infelizmente o preço não ajuda muito, pois implica em quase 500 reais de investimento.
Quanto custa? 150 usd para 2 computadores
Que plataformas: Windows, Mac
Como adquirir? Através do

#15 Slic3r
Slic3r é o software de fatiamento mais famoso após o Cura, ambos costumam "brigar" para ser o melhor software de fatiamento. Contudo, O Slice 3r atualmente saiu na frente, incorporando recursos de altura de fatiamento variável. Diversos softwares usam esse kernel pra geração de camadas , como Repetier.

Vantagens: Este software é extremamente rápido e funciona fantasticamente em computadores lentos. Também há um recurso que mostra o que a alteração de configuração afeta o objeto. UmUm novo recurso é fantastico, pois permite altura de camada variável.
Desvantagens: Normalmente este slicer não indica tempo de fabricação nem custo ou quantidade de material. Peças grandes também podem ter distorções
Quanto custa? Gratuito
Que plataformas: Windows, Mac, Linux
Como adquirir? Através do

#16 SliceCrafter
Esta versão é uma versão on-line baseada no IceSL, tem otimas funções e não é tão complicado como IceSL.

Vantagens: É possivel gerar o gcode sem nem mesmo instalar o software. Com isso, torna-se possivel gerar gcode de seu próprio celular.
Desvantagens: Pouquissimas opções de fabricação
Quanto custa? Gratuito
Que plataformas: Browser
Como adquirir? Através do

#17 Tinkerine Suite
Este software é relativamente bom, contudo foi desenhado para impressoras Dotto e Litto, sendo que outras impressoras não são bem aceitas neste software.

Vantagens: É um dos softwares mais amigaveis e fáceis de se operar.
Desvantagens: Funciona para impressoras Ditto e Litto, outras impressoras não funcionam bem
Quanto custa? Gratuito
Que plataformas: Windows, Mac
Como adquirir? Através doTinkerine webpage.
#18 Z-Suite
Assim como o Tinkerine, este software também foi desenvolvido para atender uma necessidade de um tipo de impressora da Zortax, neste caso, nem mesmo g-code é utilizado, mas sim um código desta própria impressora, o tão chamado z-code.

Vantagens: Está entre os softwares mais amigaveis e fáceis de se operar.
Desvantagens: Funciona somente para impressoras da Zortax
Quanto custa? Gratuito
Que plataformas: Windows, Mac
Como adquirir? Através do

Source: Tudo Sobre Impressoras 3D

Deixe uma resposta

Fechar Menu